domingo, novembro 25, 2007

Aviz

quinta-feira, novembro 22, 2007

EDITAL - C.M Avis Operação de Loteamento

" MANUEL MARIA LIBÉRIO COELHO, Presidente da Câmara Municipal de Avis, torna público:

Nos termos do n.º 7 do artigo 7º e do n.º 2 do artigo 78º do Decreto-lei n.º 555/99, de16 de Dezembro, torna-se público que a Câmara Municipal de Avis vai realizar uma operaçãode loteamento a Nascente da Vila de Avis, na área de Expansão Habitacional da Vila, ZonaHE3 do Plano de Urbanização, na freguesia de Avis, nos prédios descritos na Conservatória doRegisto Predial de Avis e inscritos na matriz sob os artigos 86 (parte), 88 (parte), e 131 (parte),da secção A da freguesia de Avis e sob os artigos urbanos 1427 (desanexado do artigo 126),1435, 1516 e 1544 (desanexado do artigo 116), da respectiva freguesia.O loteamento abrange as 2ª e 3ª faseda implementação do Plano de Pormenor da Zona HE3, localizando-se a Norte da 1ª fase já constituída.
A operação definida como Loteamento Municipal n.º 1/2007, aprovada em ReuniãoOrdinária da Câmara Municipal de Avis realizada a 12 de Setembro de 2007, respeita e resultadirectamente da aplicação das disposições do Plano de Pormenor da Zona HE3.A operação de Loteamento apresenta as seguintes características:

Área abrangida pelo loteamento - 39.567 m2
Área dos lotes - 20.003 m2
Área de implantação - 4.595 m2
N.º máximo de pisos - 2 pisos (acima da cota de soleira)
N.º total de lotes - 31
N.º de fogos total - 29
N.º de lotes para habitação unifamiliar - 28
N.º de lotes para edifícios mistos - 1
N.º de lotes para equipamentos - 2
N.º de fracções de espaço verde natural a manter - 5
Áreas de lotes compreendidas entre os 228 m2 e 795 m2
Área destinada ao domínio público (equip., arruamentos e zonas verdes) - 19.564 m2
Prazo para a execução das obras de urbanização - 1 ano
Para conhecimento geral se pública o presente e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares do costume. "
fonte:
C.M de Avis

" Uma nova unidade hoteleira vai nascer no Alentejo, irá crescer em Avis, chama-se Herdade da Cortesia Hotel, e será o primeiro hotel desta histórica vila Alentejana.Desenhado por Pedro Veiga e Klaus Gruner da Spirituc, o projecto apresenta-nos um hotel muito vanguardista, com formas fora do convencional a que estamos habituados, mas que se encaixa na perfeição na paisagem.A Herdade da Cortesia Hotel, é um 4 estrelas projectado tendo em conta as necessidades e comodidades de um dos segmentos de mercado no qual, entre outros, o hotel aposta: atletas e equipas de alta competição do remo. Para isso conta com a experiência profissional de Luis Ahrens Teixeira, atleta e campeão de vários títulos na modalidade, e que faz parte da equipa deste projecto turístico.Resta-nos esperar até Fevereiro de 2009, data prevista da abertura."
fonte: Go Alentejo

quarta-feira, novembro 21, 2007

Radiação de antenas de (telemóvel) não é perigosa

Os níveis de radiações emitidas pelas antenas de telemóveis em Portugal estão todos abaixo do limite máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde, concluiu o projecto monIT, desenvolvido pelo Instituto de Telecomunicações do Instituto Superior Técnico.

Após cinco anos de medições de radiações electromagnéticas em comunicações móveis, a equipa do projecto monIT, da responsabilidade do Instituto de Telecomunicações do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, concluiu que "todos os locais medidos no país estão conforme os limites de segurança".

No balanço dos cinco primeiros anos, o coordenador do projecto, Luís Correia, divulgou que foram feitas 2.280 medições pela equipa do projecto em pontos distribuídos por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas.

Os resultados dessas medições, feitas em locais de acesso público, como praças, ruas, jardins, centros comerciais, hospitais, escolas, entre outros, e a pedido das instituições que usufruem do espaço, mostram que, em todos os locais medidos, os valores de exposição à radiação electromagnética se encontram abaixo do limite máximo de 02 watts por m2, o valor recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os aeroportos e a rede de metropolitano de Lisboa foram os locais que apresentaram valores de medições mais próximos do limite restritivo - algo que se explica pelas radiações serem emitidas em ambiente interior -, mas cerca de 94 por cento dos locais medidos apresentaram resultados cem vezes abaixo do limite.

Para além das medições localizadas, foram efectuadas pelo monIT medições contínuas, que se distinguem das localizadas por uma continuidade no tempo e pela utilização de equipamentos que funcionam como pequenas estações de medição instaladas em locais escolhidos pelas autarquias.

Os dados obtidos pelas medições contínuas mostram que quase 98 por cento dos locais se encontravam cem vezes abaixo do limite de 02 watts por m2.

Não há perigos para a saúde Quanto às preocupações expressas pelos médicos relativamente ao perigo que estas radiações podem representar para a saúde das pessoas, Luís Correia afirma que estas só podem ser explicadas pela "desinformação em relação a este assunto".

"Às vezes, são ditas coisas que não correspondem à realidade", afirma o coordenador do projecto, dando como exemplos a ideia enraizada de que a utilização de auriculares com fio implica maior radiação e o medo de dormir com o telemóvel ao lado por causa das radiações, quando na verdade o telemóvel só emite radiações quando está em comunicação.

segunda-feira, novembro 05, 2007

Ajudem os habitantes de Avis! (mas em Bcc)

Recebi este mail na minha caixa de correio e aqui também o divulgo...

"Ajudem os habitantes de Avis! (mas em Bcc)
Este mail é enviado (se chegar ao destino) de uma pequena comunidade rural do Alto Alentejo – vila e concelho de Avis, a sede com cerca de 2 000 ha , para muitos dos quais a Internet é um meio de comunicação por excelência, quer nas suas vertentes de lazer, profissional ou serviço público.

A grande empresa que é a Telepac, com o SAPO, desde início de Outubro que mantém o serviço de Internet inoperacional ou melhor com uma operacionalidade que poderá rondar os 10%. Não será por negligência, nem por incúria, mas por certo, por desrespeito para com o interior do país, onde apenas existem centenas de assinantes e não milhares ou milhões como nas grandes cidades.

O subscritor, que trocou a cidade pelo campo há mais de 25 anos, e todos os outros habitantes de Avis, têm com a Internet, a vida ao seu lado.

Por favor, ajude-nos a que este apelo chegue aos ouvidos dos administradores da TELEPAC e ultrapasse a barreira do Call Center, verdadeiro empecilho quando o problema é regional e não localizado na nossa mesa de trabalho.

João Adélio Marinho Trocado Moreira (joao.adelio@mail.telepac.pt)
Médico de família e director do Centro de Saúde de Avis
P.S.
Podem ser acrescentados subscritores, se o desejarem.
P.S.
O objectivo é reenviarem para toda a lista de contactos, sempre em Bcc para que os endereços de e-mail não sejam usados para fins obscuros."